quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sobre Balões e outras coisas

Foto: We heart it


Estava pedalando hoje à tarde e me deparei com uns balões de festa. Não sei o que mais me chamou atenção: as cores dos balões ou onde eles estavam pendurados. Os balões acompanhavam sorrisos de crianças que mesmo sem motivos para sorrir, morando em um local com  condições precárias, estavam felizes apenas em observá-los e estourá-los assustando uns aos outros. 


Não sei qual foi a estratégia de quem os pregou naquela casinha pequena, com uma cerca baixa e portão de madeira. Podia ser o aniversário de um daqueles moleques que corria feliz na frente da casa ou até mesmo só uma forma de deixar a casa mais bonita. Quem sabe? Balões não significam alegria? Festa? Era isso que estava acontecendo ali: uma festa sem motivos, ou não. Estavam celebrando a alegria, a esperança. 

Fiquei pensando o resto da tarde naquela cena. Pensando em como muitas vezes não reparamos nas coisas pequenas que nos fazem bem. Não é preciso muita coisa para dar uma gargalhada. Um bom amigo, um bom livro, um filme antigo ou até um susto pelo estourar de um balão. A vida não precisa ser levada tão a sério.

Procurar graça na cara de rabugem do seu chefe quando ele fala que você fez tudo ao contrário, naquele momento em que você está no ônibus e percebe que pegou o lado do sol, na sua cara de irritado quando seu irmão toma o leite que você deixou na geladeira ou até quando você está dormindo e sua mãe acende a luz na sua cara para procurar alguma coisa que é dela, e provavelmente não está no seu quarto. 

Por que não rir de tudo isso? Segundo especialistas que não sei os nomes e muito menos onde publicaram, mas já ouvi falar e concordo muito com o que eles falam, o mau humor só atrapalha e não resolve os seus problemas. Que tal tentar resolver as coisas de forma bem humorada? E quando você não conseguir controlar o seu estresse ou coisa parecida, se a contagem de um até dez não resolver o problema, não é melhor resolver outra hora? Não somos obrigados a ter a solução para tudo, toda hora e sempre. Se não tiver a solução, não se martirize e nem quebre tudo até achá-la.

Liga o som! Dança com a vida! Pede uma pizza! Sai com os amigos pra um barzinho e toma umas cervejas jogando conversa fora sobre as coisas engraçadas que você já viveu! Dorme um dia até tarde e quando acordar, passa o dia todo de pijama! Sai pra pedalar ouvindo sua música predileta e cantando em voz alta pra todo mundo ouvir! Se preocupa menos! Vive mais!

Quem sabe assim, depois de sair da rotina e fazer o que você gosta, depois de dar gargalhadas e estourar todos os balões de mau humor, estresse, negatividade, cansaço... Você consiga resolver as coisas com mais discernimento e sensatez? Faça o teste! Se teste! Teste até onde vai o seu limite de paciência! Quando ele chegar, não desconte a sua raiva ou sei lá o que na primeira pessoa que encontrar. 

Encha uns balões, daqueles bem grandes, e finja que todos os seus problemas estão ali dentro. Depois que você acabar de encher quantos achar necessário, ligue o som com a sua música predileta, e estoure TODOS! Ou vá à rua, compre uns brigadeiros e faça uma festa! Mande seus problemas pros ares! Depois saia por aí, sem rumo... A sensação com certeza vai ser libertadora. Que tal tentar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário